;

 

Bibliografia Recomendada

Nesta página estão relacionados os livros que recomendamos para quem deseja se aprofundar nos assuntos abordados neste site e citados nos artigos do Boletim Eletrônico Nova Educação.

Liberdade Sem Medo, A. S. Neil, com prefácio de Erich Fromm

Sinopse: A história de Summerhill, a escola que se transformou na maior experimentação do mundo na autorga de lúcido amor e aprovação à criança. Obra especialmente recomendada a educadores, pais e psicólogos.

Liberdade, escola, amor e juventude, A. S. Neill

SINOPSE: "Cada livro de A. S. Neill, mesmo quando o autor ventila assuntos já tratados parcialmente em outras obras suas, tem o sabor de novidade. O segredo está na rica experiência do famoso educador no trato das crianças e dos jovens, em condições singulares, como são as de sua famosa escola SUMMERHILL, onde se demonstrou que liberdade funciona. Neste livro, "H3BERDADE, ESCOLA, AMOR E JUVENTUDE", Neill faz uma verdadeira profissão de fé, na qual fala de sua crença na força educativa da liberdade, na escola como núcleo de formação emocional, no sentido do amor no ensino e de sua inabalável confiança nos ideiais da juventude. Em páginas repassadas de ternura e sabedoria, ele pede que se ponha menos cabeça e mais coração nas escolas, se quisermos que dela saiam homens ajustados, e não robôs e tecnocratas. Da primeira à última linha - e o leitor as lerá, pelo prazer de melhor apreciar o estilo sincero e direto do autor, inúmeras vezes - o que se encontra neste livro é experiência muito vivida, não teorização. É uma filosofia que brota espontãnea, do convívio humano e da reflexão em torno das ações humanas, e não pesadas bibliografias, que o autor haja rastreado para escrever."

Um mestre na encruzilhada, por A. S. Neill

Sinopse: Neste livro, Neill conta como se aprofundou sua GRANDE DÜVIDA a respeito dos métodos arcaicos de ensinar e como se esboçaram seus sonhos de uma escola, que iriam concretizar-se na criação de Summerhill.

Minha luta pela liberdade de ensino, por A. S. Neill

Sinopse: Autobiografia e idéias fundamentais sobre educação

Liberdade sem Excesso, por A. S. Neill

Sinopse:Complemento necessário à obra anterior, Liberdade Sem Medo, que tanto interesse despertou em toda parte. Neill responde a centenas de cartas de pessoas ansiosas em receber um conselho sensato sobre problemas específicos de educação de crianças.

Veja sem Óculos: Como Melhorar Sua Visão Naturalmente, por Robert-MicHael Kaplan

Sinopse: Segundo o autor deste livro, é possível melhorar a visão, através de exercícios, alimentação adequada e até mesmo modificando os padrões de pensamento. Os métodos do Dr. Kaplan reconhecem o poder curativo de vitaminas, minerais, ervas medicinais e enfatizam seu papel no processo de cura. De acordo com Veja sem Óculosnão é preciso jogar fora os óculos ou lentes de contato, deve-se usá-los como instrumentos terapêuticos.

Como a mente funciona, por Steven Pinker

Sinopse: Uma visão revolucionária do funcionamento da mente humana, escrito de maneira clara e objetiva. Pinker além de cientista, sabe escrever bem. Um livro que "altera o nosso modo de pensar sobre o pensamento".

O Homem Que Plantava Árvores, por Jean Giono

Sinopse: Este é um pequeno livro, apenas 48 páginas, que narra a história de Elzéard Bouffier, que com muita determinação e perseverança, fez, sozinho, o reflorestamento de uma enorme área na França. Excelente leitura, altamente recomendado.

Domesticando o Dragão, por Walther Hermann

Sinopse: Este livro é um programa de aprendizado de idiomas interativo. Serve para reativar aquelas formas de aprender língua que possui uma criança e tornar mais fácil e natural a conquista deste desafio. (Saiba mais)

Histórias que Libertam, por Walther Hermann

Sinopse: É uma coleção de livros de bolso de quinze títulos que contém histórias e casos curiosos sobre comportamento, transformação e bem estar. Tais histórias fazem parte de palestras, seminários e textos ou depoimentos e casos de amigos, clientes e alunos do autor. Naturalmente, tendo sido adequadas a cada contexto específico de aprendizagem. (Saiba mais)

As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, por Rubens Queiroz de Almeida

Sinopse: Este livro preenche uma lacuna importante no ensino da língua inglesa. Apresenta a lista das palavras mais usadas desse idioma, com exemplos de utilização, permitindo conhecer o vocabulário básico da língua inglesa em pouco tempo. Apresenta também uma metodologia de aprendizagem para utilizar esta ferramenta de acesso à informação de vital importância, que é a língua inglesa.

Read in English: Uma Maneira Divertida de Aprender Inglês, por Rubens Queiroz de Almeida

Sinopse: Este livro é uma coletânea de textos, citações e histórias em inglês, com o vocabulário comentado. Tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de seu vocabulário da língua inglesa de uma maneira divertida e agradável. A seleção dos textos foi feita considerando-se, antes de tudo, a capacidade que eles têm de entreter e instruir simultaneamente. Com um vocabulário de aproximadamente 5.000 palavras, esta publicação é o complemento ideal ao livro "As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa", também publicado pela Novatec Editora.

Lazybones: Ingles para Informatica, por Veronica Medrano

Sinopse: Livro voltado para profissionais de informática que querem desenvolver sua habilidade de leitura de textos técnicos em inglês.

Sapos em Príncipes: Programação Neurolingüística, John Grinder, Richard Bandler

Sinopse: Os autores expõem e desenvolvem um novo modelo de comunicação humana e comportamento, iniciado por Virginia Satir e outros. É uma técnica que torna possíveis mundanças muito rápidas e suaves de comportamento e sentimentos, em diferentes contextos. Este tipo de intervenção resulta em mudanças geradoras, com as quais as pessoas aprendem a criar novos talentos e comportamentos para si mesmas e para outras. A programação neurolingüística nos traz de novo a habilidade de analisar sistematicamente pessoas e experiências excepcionais, de modo que o êxito delas possa se tornar disponível a todos.

Idéias Criativas: Como Vencer Seus Bloqueios Mentais, por James L. Adams

Sinopse: Excelente Guia Para a Geracao de Ideias Melhores, Escrito com Humor e Inteligencia. Este livro é uma ferramenta para acabar com os bloqueios da criatividade, e está repleto de exercícios que ampliam a forma de ver o mundo.

O Espírito Criativo, por Daniel Goleman, Michel Ray, Paul Kaufman

Sinopse: Este livro divertido e intrigante revela a anatomia oculta do processo de criação e oferece exemplos notáveis de como você poderá aplicar a criatividade em tudo que fizer.

Atravessando: Passagens em Psicoterapia, por Richard Bandler & John Grinder

Sinopse: A Programação Neurolingüística é a técnica que ensina a entender os processos internos das pessoas através da identificação dos padrões de linguagem verbal e extraverbal. Neste livro os autores enfatizam, principalmente, a formação dos estados de transe, revalorizando a hipnose como recurso psicoterapêutico. (Saiba mais)

Caos, por James Gleick

Sinopse: Este livro tornou-se um clássico e principal referência da ciência do CAOS. Todos os que estão seriamente interessados no conhecimento esotérico sabem das informações ocultas contidas nos conceitos de caos e ordem. O lado caótico, descontínuo e incerto da natureza sempre foi um enigma para a ciência que, durante séculos, colocou de lado a questão. Este aspecto obscuro da vida e o resultado das pesquisas está no livro surpreendente de James Gleick. Amplamente ilustrado.

Transformação Essencial, por Connirae Andreas

Sinopse: O acesso a transformação pessoal pode ocorrer atraves de nossos piores erros. Portanto, aquelas que consideramos como nossas maiores limitacoes podem tornar-se nossas melhores aliadas internas.

Terapia Não Convencional, por Jay Haley

Sinopse: Uma das melhores obras para a compreensao do espírito e da essência das novas abordagens da terapia estratégica com indivíduos, casais e familias.

O Despertar do Herói Interior, por Carol Pearson

Sinopse: Neste livro corajoso e original, Carol S. Pearson mostra que a busca heróica não é a apenas para certas pessoas em circunstancias especiais. Quando exploramos os inúmeros caminhos heróicos que nos estão disponíveis a cada ponto de nossa vida, o programa inovador da autora nos permite viver heroicamente ativando e aplicando os doze arquétipos em nossas vidas, nos processos de desenvolvimento interior, de transformação do mundo e a procura de integração. Os doze arquétipos, aqui desenvolvidos, são guias interiores que podem nos ajudar a: Preparar a jornada, aprendendo como ser membros bem-sucedidos na sociedade Iniciar a busca de integração, através da descoberta dos mistérios da alma humana Transformar nossa vida como resultado de reafirmarmos nossa condição e poder pessoal singulares. Escrevendo para pessoas que buscam realizar seu pleno potencial e para profissionais envolvidos na tarefa de fortalecerem espiritualmente seus clientes, Pearson mostra como as jornadas diferem em termos de idade, sexo e de formação cultural das pessoas que a fazem e como os arquétipos ajudam a despertar as capacidades da psique humana. Um teste exclusivo de diagnóstico, o Índice de Mitos Heróicos, e exercícios foram incluídos ao longo do livro no sentindo de nos ajudar a compreender e a despertar nossos guias interiores.

Qualidade Começa em Mim, por Tom Chung

Sinopse: Existe a possibilidade de o indivíduo assumir o controle total da sua qualidade de vida? O autor apresenta estratégias e habilidades interiores que ajudam a ampliar a visão e propiciam uma definição consciente dos rumos e metas que a pessoa vai estabelecer para si mesma. (Saiba mais)

Memória das Células, por Paul Pearsall

Sinopse: Você sabia que o coração pensa, lembra, comunica-se com outros corações, ajuda a regular o sistema imunológico e armazena informações que pulsam continuamente através do corpo? Neste livro, o doutor Pearsall expõe a teoria e a ciência que fundamentam a cardiologia energética, o campo que tem fornecido as mais importantes descobertas médicas, sociais e espirituais de nossa época. Explica como o coração é mais do que apenas uma bomba, regendo a sinfonia celular que é a própria essência do nosso ser.

O Universo Autoconsciente, por Amit Goswami

Sinopse: O autor, importante físico da atualidade, penetra fundo na espiritualidade humana. Assim, tenta construir uma ponte entre a ciência e a religião, mostrando que não são incompatíveis.

O Tao da Física, por Fritjof Capra

Sinopse: Numa abordagem inovadora, o físico Fritjof Capra mostra como as grandes descobertas do século XX no campo da física nuclear apresentam diversas semelhanças com conceitos elaborados pelos místicos e filósofos orientais há mais de 5.000 anos.

O Ponto de Mutação, Fritjof Capra

Sinopse: Após o sucesso do Tao da Física, Capra apresenta uma crítica à medicina, economia e ciência baseando-se em argumentos da filosofia oriental. Mostra pontos onde uma abordagem menos simplista e mais sintética seria útil. Bem escrito e acessível ao leitor leigo, vale a pena ser lido.

O Universo Holográfico, por Michael Talbot

Sinopse: A concepção do universo como um holograma gigante gerado pela mente, um campo único, contendo tanto matéria como consciência, explica experiências místicas e religiosas e lança luz em um número cada vez maior de fenômenos antes insondáveis.

O Herói de Mil Faces, por Joseph Campbell

Sinopse: Campbell mostra neste livro porque é um dos maiores estudiosos da mitologia universal. Utilizando símbolos tirados dos sonhos interpretados pela psicologia moderna, ele mergulha no mundo dos mitos de várias culturas, que contam na verdade uma mesma história básica: a do arquétipo do herói.

Sabedoria Incomum, por Fritjof Capra

Sinopse: A concepção do universo como um holograma gigante gerado pela mente, um campo único, contendo tanto matéria como consciência, explica experiências místicas e religiosas e lança luz em um número cada vez maior de fenômenos antes insondáveis.

Sapos em Príncipes, por John Grinder, Richard Bandler

Sinopse: Os autores expõem e desenvolvem um novo modelo de comunicação humana e comportamento, iniciado por Virginia Satir e outros. É uma técnica que torna possíveis mudanças muito rápidas e suaves de comportamentos e sentimentos, em diferentes contextos.

Usando Sua Mente: As Coisas Que você não sabe que não sabe, por Richard Bandler

Sinopse: Num texto claro, Richard Bandler vai demonstrando as diversas maneiras que usamos para pensar sobre nossos problemas cotidianos e resolvê-los. Dependo do tamanho, luminosidade, distância das nossas imagens internas, reagimos de maneira bastante diferentes aos mesmo pensamentos. À medida que compreendemos esses princípios podemos mudar nossas experiências para reagirmos de um modo mais adequado.

Poder sem Limites, por Anthony Robbins

Sinopse: Nessa obra , além de dezenas de técnicas, Robbins, procura conscientizar o leitor com relação à nutrição, exercícios físicos e respiratórios para que aloquemos, realmente, mais saúde e energia. É um livro marcante, que há que ser lido e praticado para se alcançar mudanças ecológicas na maneira de ver, ouvir, e sentir o mundo, e a si mesmo.

Desperte o Gigante Interior, por Anthony Robbins

Sinopse: Através de estratégias simples o autor nos ensina a romper com padrões limitados de comportamento, o ponto de partida para grandes mudanças pessoais. O autor também nos mostra como funcionam os mecanismos pessoais de tomada de decisões.

Resignificando: Programação Neurolinguística e Transformação, por Richard Bandler, John Grinder

Sinopse: O significado de qualquer evento depende da "moldura" em que o percebemos. Se mudamos a "moldura", mudamos o significado. Mudando o significado, mudam também as respostas e o comportamento da pessoa. Este livro completa a proposta dos autores da programação neurolinguística iniciada com Sapos em Príncipese Atravessando.

Universo e um Dragão Verde: História Cósmica da Criação, por Brian Swimme

Sinopse: Sintetizo nossa história cosmológica-científica contemporânea da realidade afirmando que o Universo é um dragão verde. Verde, porque todo o Universo está vivo, uma embriogênese que começa com o ovo cósmico da bola de fogo original e culmina na realidade emergente atual. E é também um dragão, nada menos do que isso. Os dragões são místicos, poderosos, emergem do mistério, desaparecem no mistério, ferozes, benevolentes, conhecidos por iniciar os humanos nas mais profundas esferas da sabedoria. E dragões possuem fogo interior. Embora não existam dragões, nós somos o fogo do dragão. Somos a chama criativa, cintilante, cauterizadora e curativa de um Universo temeroso e encantador.

A Teia da Vida, por Fritjof Capra

Sinopse: Abandonando um pouco as análises metafísicas, Capra apresenta uma inspirada descrição dos processos biológicos, químicos, físicos e até sociais que regem a intrincada teia da Vida. Com casos simples exemplifica a complexa dinâmica envolvida nos processos de todos os seres vivos, inclusive o homem

Para Viver os Mitos, por Joseph Campbell

Sinopse: Joseph Campbell, uma das maiores autoridades no estudo dos mitos, revela neste livro como os mitos que motivaram as sociedades pré-científicas ainda têm importância para o homem moderno. Abrangendo temas que vão desde os 'koans zen' e a estética indiana até a esquizofrenia e a caminhada do homem na Lua, ele mostra que, ao longo de todo o espaço e tempo, mito e religião têm seguido os mesmos arquétipos, que não podem ser considerados como exclusivos de qualquer povo, região ou religião em particular.

A Quinta Disciplina, por Peter Senge

Sinopse: O best seller de Peter Senge (A quinta disciplina), revolucionou a prática de gerência com a introdução da teoria das organizações que aprendem. Agora, o Dr. Senge parte do filosófico para o prático: seu Caderno de campo é um guia intensamente pragmático, que mostra como criar uma organização de aprendizes onde as memórias são reavivadas, a colaboração é a força vital de todo o empreendimento, e onde as perguntas difíceis são feitas sem qualquer temor. Alguns aspectos abordados são: reinventando relacionamentos, sendo leal a verdade, estratégias para desenvolver a maestria pessoal, construir uma visão compartilhada, pensando sistemicamente numa organização, projetando uma sessão de diálogo, estratégias para aprendizado em equipe, organizações como comunidades.

A Conspiração Aquariana, por Marilyn Ferguson

Sinopse: Ferguson nos Apresenta Novos Paradigmas de Comportamento Capazes de Unificar os Conhecimentos de Maneira Holistica. por Meio de uma Investigacao Minunciosa, ela Identifica a Maneira Como Esta Ocorrendo a Transformacao que Visa a uma Nova Espiritualidade.

Seminários Didáticos com Milton Hudson Erickson, por Jeffrey K. Zeig

Sinopse: Milton H. Erickson, é considerado uma das maiores autoridades mundiais em hipnose aplicada à psicoterapia e à medicina. Foi criador da hipnose moderna e da psicoterapia breve estratégica. Foi o criador da hipnose moderna e da psicoterapia breve estratégica. Foi considerado o comunicador mais criativo e hábil de todos os tempos e há quem diga que Freud foi o gênio da ´análise´, Jung foi o gênio da ´síntese´ e Erickson foi o gênio da ´aplicação do conhecimento dos dois à clínica´. Graças a ele, a hipnose foi incorporada como técnica psicoterápica a partir de 1956 nos Estados Unidos. Sua aplicação tem ajudado no alívio ao sofrimento humano, substituindo a anestesia, controlando a dor, amenizando e suprimindo os traumas que possivelmente não seriam resolvidos por outros meios.

(Saiba mais)